Você já ouviu falar em erosão dentária? Saiba como prevenir
Sintoma mais perceptível é o desconforto ao consumir alimentos muito quentes, gelados, ácidos ou doces demais
Erosão dentária, um problema comum que pouca gente conhece a causa e acontece pelo contato de ácidos com o esmalte do dente, dissolvendo a hidroxiapatita. Além da mudança na cor dos dentes, também ocorre a sensibilidade e a alteração da forma dental. Geralmente, o desconforto surge sempre quando há o consumo de alimentos muito quentes, gelados, ácidos ou doces demais.
Para o tratamento adequado, é importante que o dentista conheça as causas, para identificar o problema e definir o melhor tratamento, a partir do grau de erosão.
O que é a erosão dentária?
O problema é caracterizado pelo desgaste ou redução do tecido dental, causando uma perda dos tecidos dentais a partir do ataque químico de substâncias ácidas. O primeiro tecido atingido é o esmalte, ocorrendo seu desgaste e expondo a dentina. A erosão dental é definida pela perda da estrutura dentária, resultado de um processo químico causado por ácidos e sem envolvimento bacteriano.
A erosão é classificada em dois tipos: a intrínseca, que é provocada por ácido gástrico ou refluxo a partir de problemas médicos ou psicológicos, entre eles a xerostomia (diminuição da ação protetora da saliva), refluxo ácido, anorexia e bulimia. Já a erosão extrínseca é causada por ácidos da alimentação, tais como os refrigerantes, os sucos de frutas ácidas, alimentos ácidos e medicamentos.
Quando ocorre o desgaste do tecido dental, os dentes com erosão apresentam as seguintes características: desgaste do esmalte, descoloração dos dentes, com exposição da dentina, sensibilidade dentária e transparência das incisais.
Como as erosões dentárias podem afetar qualquer pessoa, o melhor remédio é a prevenção, por meio de consultas periódicas, dieta adequada sem a ingestão de ácidos industrializados, acompanhamento médico e higiene bucal correta.
Se tratada no início, a erosão dental pode ter excelente prognóstico. Mas se estiver em nível avançado, é necessário intervir com tratamento mais invasivo, a partir do grau de desgaste da estrutura dental. Entre os cuidados dos especialistas, está a aplicação de selantes e agentes adesivos, além do uso de flúor e até mesmo laser. Por isso, faça a sua consulta regularmente.