
Saiba o que é a arcada dentária torta e os problemas que ela causa
Pode até parecer só estética, mas situação desconfortável está diretamente relacionada à má digestão e respiração.
Já ouviu falar em arcada dentária torta? Quando se pensa no assunto, pode parecer algo apenas estético. Mas a situação pode ser a causa de diferentes problemas, que podem estar ligados à má digestão e respiração. A arcada dentária torta pode provocar também dores de cabeça e no pescoço. Ela pode ser vista quando os dentes não se encaixam perfeitamente e nem estão alinhados.
Existem algumas causas para que isso ocorra. Entre elas, a genética, quando o problema é passado de geração para geração. Isso porque, a criança pode herdar o maxilar pequeno da mãe, com os dentes grandes do pai, por exemplo. Maus hábitos da infância, como chupar chupeta ou os dedos e o uso da mamadeira, também resultam na condição. A alimentação também, por isso a importância de introduzir alimentos sólidos à dieta da criança, já que a mastigação colabora e muito na formação óssea.
Quem sofre de sinusite e rinite também pode ter complicações durante a formação óssea. Além disso, respirar ou dormir de boca aberta pode colaborar com os problemas. Os dentes de leite arrancados fora do tempo também ocasionam a mudança na arcada dentária. É importante esperar que eles fiquem bem moles e sejam arrancados facilmente. Quando há uma pancada ou outro impacto, pode ocorrer também o deslocamento dos dentes.
Quando se tem a arcada dentária torta, as dores, sejam elas no ouvido, na cabeça e enxaquecas, podem ser comuns, por isso a importância do tratamento. Isso acontece porque a Articulação Têmporo Mandibular (ATM) não funciona de forma adequada. Essa articulação é responsável pelo movimento da mastigação e sua proteção é o encaixe que deve ocorrer de forma perfeita nos dentes.
Os dentes tortos também podem atrapalhar a higiene bucal. Por isso, é mais fácil de ter a placa bacteriana se acumular, resultando em cárie, gengivite e mau hálito. Pode não parecer comum, mas dor na coluna também podem estar relacionados à arcada dentária torta. Isso acontece porque os músculos da cabeça, da face, do pescoço e da coluna estão conectados. Quando há esse desalinhamento dos dentes, é possível que a pessoa muda a posição que mantém a cabeça, o que leva a problemas na postura.
Outro dado importante é que cerca de 40% dos casos de apneia do sono estão relacionados a problemas no maxilar. Isso porque, o osso se desenvolve de maneira que não deixa o espaço adequado para a língua se acomodar na boca. Por isso, em momentos durante o sono, ela pode fechar a passagem de ar. Apesar disso, esse problema não está relacionado exatamente à arcada dentária torta. Mas sim a problemas na formação óssea, que podem desencadear na situação.
Se a arcada dentária torta resulta em problemas, ou até mesmo para dar aquele up na autoestima, em busca de um sorriso bonito e alinhado, uma das primeiras opções é o tratamento ortodôntico. Por isso, é importante procurar por um dentista para que ele faça a avaliação e indique o melhor tratamento. No caso dos problemas que envolvem apenas a arcada dentária, é possível tratar apenas com aparelho ortodôntico. Ele pode ser fixo, móvel ou até mesmo invisível. Agora caso o problema seja esquelético, a recomendação é de uso de aparelho ortopédico, ou até mesmo a cirurgia ortognática.